quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Destaque em Portugal, Danilo Dias conta sobre sua passagem na várzea e a realização do sonho de ser jogador de futebol



 Muitos garotos, no Brasil e no mundo, sonham em se tornar jogador de futebol. Mas grande parte pensa que esta vida é fácil e com muitas mordomias. Pode aparentar ser assim, mas não é. Muitas vezes é preciso ter paciência e determinação para que o sonho se torne realidade. 

No futebol de várzea não é diferente.  A várzea é um lugar onde falta estrutura, investimento, porém continua sobrevivendo no país inteiro e continua sendo um universo rico. Nela se encontra uma história de amor, de superação, ou seja, em que o foco não é o dinheiro nem a fama, mas a bola, sendo o principal personagem. E através deste personagem surgem os sonhos de vários garotos, como o sonho em que se tornou realidade dos jogadores: Romário, Basílo, Serginho Chulapa, Leandro Damião.

No bate-papo com o atacante Danilo Dias, jogador do Marítimo de Portugal, e que teve passagens por Goiás e Ipatinga, o atleta falou um pouco de sua passagem na várzea e sobre o sonho de ser um jogador, que foi realizado.


Confira lances do Danilo no vídeo!





Bola da hora: Conte-nos um pouco sobre quando era jogador no futebol de várzea.
Danilo Dias: Comecei a jogar futebol na rua de casa, na cidade Ceres-GO, uma cidade do interior de Goiás. E depois me mudei para a capital, Goiânia-GO, e continuei a jogar em campos de “terrão”, mas graças a Deus, deu tudo certo. Jogar em campos assim é muito ruim, pois existem umas rivalidades individuais, um quer ser mais forte que o outro, acontecem ameaças constantes, joga com jogadores mais velhos. Praticamente não existem regras, às vezes o arbitro tem que adaptá-las porque senão ninguém sai vivo. (Risos) 

Bola da hora: Passou por dificuldades?
Danilo Dias: Graças a Deus não. Sempre estudei em escolas particulares, nunca passei fome, pois meus pais trabalharam muito para dar um estudo bom para gente, não tínhamos vida de luxo, mas nunca faltou estudo e comida na mesa.


Bola da hora: Como foi que chegou a um time profissional? Através de testes ou olheiros?
Danilo Dias: Cheguei à primeira vez em um time profissional foi no Goiás, depois de testes atrás de testes, onde eu tive que dar o meu máximo, pois tinha muitos melhores do que eu, dentro e fora de campo, pois nestas fases existem muitas influências, mas Deus me ajudou e assinei meu primeiro contrato com profissional aos 17 anos no Goiás.




Bola da hora: Sofreu preconceitos por ter vindo da várzea?
Danilo Dias: No futebol existem preconceitos e invejas constantes, mas eu sempre soube disto. Eu sempre procurei treinar bastante, nunca tive preguiça, para superar todos os preconceitos e as invejas, com muita fé e força. Por isso foi bom ter passado pela várzea, pois te dá forças para enfrentar os obstáculos da bola, ou seja, através da “malandragem.”


Bola da hora: Você sabe dizer a diferença entre os jogadores que vieram da várzea e dos que não vieram?
Danilo Dias: Acho que os jogadores que passam pela várzea, valorizam mais tudo ao seu redor, pois a maioria passa por dificuldades e crescem através delas.


Bola da hora: Você tem algum jogador como ídolo e que você saiba que ele também começou na várzea?
Danilo Dias: Meu ídolo no futebol é o Ronaldo, foi um jogador que vi jogar e admirei bastante. Sei que ele também passou dificuldades e venceu todas elas.


Bola da hora: Considera hoje, seu sonho realizado e o que pretende para seu futuro?
Danilo Dias: Meu sonho ainda não esta completo, pois creio que Deus tem algo ainda maior para mim. E sei que ainda vou jogar em um grande clube, e luto e dedico a cada dia para isso, pois tenho fé que vai acontecer. Mas só tenho que agradecer por ter conseguido estar onde estou, por ter assinado meu primeiro contrato em 2005, enfim realizei um sonho e ainda tem mais por vir.


Bola da hora: Se fosse para aconselhar os garotos que atuam na várzea, que tem um sonho igual ao seu qual era o conselho que daria?
Danilo Dias: O conselho que daria é o seguinte, lute contra as diferenças e contra todos os obstáculos. Para chegar ao primeiro contrato profissional passa por muitas dificuldades, mas é preciso ter mais do que nunca fé e determinação, pois através delas você passa por cima destes obstáculos e vai para onde o seu sonho lhe permite.

Por: Anderson Alves e Luciano Vieira
Créditos: Jéssica Meireles

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A mobilidade, uma nova revolução!


        A cada hora mais se aumenta o uso dos aparelhos digitais, a internet móvel e os tablets vieram para mudar o jeito de como consumimos informações. Com os debates sobre o futuro dos jornais e revistas impressos, uma coisa se sabe a cadia dia que passa estes aparelhos digitais vão tomando seus lugares e revolucionando os meios de conseguir informações.
Apesar de muitos não terem o hábito de ler em PC, devido a comodidade e mobilidade, porém a revolução da internet móvel pode mudar estes hábitos. Mesmo com a venda de materias impressos sendo muito grande, especialistas afirmam que o mundo e principalmente a área de jornalismo esta entrando em uma nova era, seria a era em que o mundo digital irá ultrapassar o conteúdo impresso.

Muito se discute hoje a substituição dos Tablets pelos livros, algumas faculdades e escolas já estão querendo adotar a idéia. Para muitos esta errado, pois o indivíduo passa a perder um pouco o hábito de ler, pensaria apenas em interagir em seus tablets. Mas para outros seria de grande importância esta troca, principalmente para os estudantes, pois para eles se torna desconfortável segurar aqueles enormes livros de faculdades e escolas, e com a substituição deles pelos tablets tornaria mais cômodo, teria mais espaço, ainda mais para quem viaja muito. E os tablets pode ser usado como caderno, livro e apostila para alunos.
Na verdade os tablets e os e-readers, não substituiria o livro e sim o livro iria continuar existindo, mas em formato digital, agora acessível de forma mais cômoda. E o uso destes aparelhos com internet móvel também pode ser de grande importância para os professores, sendo que os professores como qualquer outra pessoa também tem suas dúvidas e erros, e através destes aparelhos ele pode pedir para seus alunos se caso tiver com alguma dúvida para que algum deles entrem no google e procurem a resposta certa, portanto acaba sendo uma saída para eles e para mostrarem que não sabem tudo, e que também pode ter dúvidas.



          Estes aparelhos móveis tem um potencial de interatividade gigante, e pode ser bem explorado pelas pessoas e principalmente pela área da comunicação, com esta interatividade pode romper um pouco aquela relação do homem-papel. Cada dia cria novos aplicativos para os aparelhos, sendo bem divulgados e não tendo nenhum custo aos usuários, já existe vários aplicativos para revistas e jornais, aonde a pessoa pode comprar a revista e ler através do seu computador ou até mesmo do tablet.
Portanto, a internet móvel a cada dia que passa vai conseguindo seu lugar no mundo devagar, e com uma ajuda da discussão sobre o futuro dos meios de comunicação impressos. Atualmente são várias pessoas ligadas 24 horas nestes aparelhos, buscando informações através do mesmo. E você, é adepto a esta nova forma de buscar informação?


Por Anderson Alves e Luciano Vieira

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conclusão sobre Redes Sociais

Por Luciano Castro

A certeza que temos é de que cada vez vivemos num mundo menor e interligado. E que isso é bom!  
Um desastre como esse desencadeou uma gigantesca mobilização, que ultrapassou as fronteiras do país, e as redes sociais mostraram que têm um valor inestimável, marcaram um importante ponto, principalmente quando somado à força humana envolvida em ações dessa natureza.
Vimos que as redes sociais servem como um lugar de relacionamento entre pessoas e aí, aproveitar-se disso a favor do próximo, é ou não é uma boa ideia?
A todos os que participaram desta corrente positiva, meus sinceros parabéns!
Você conhece algum fato em que as redes sociais tiveram papel fundamental? Não deixe de falar nos comentários!

Voltar

As redes sociais e sua influência na sociedade

Por Anderson Alves


Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.
Quantas vezes por dia ouvimos falar das redes sociais, não é mesmo? Falam sobre as últimas novidades e os aplicativos a serem lançados, sobre as formas de uso, sua interação com telefones celulares e até mesmo com a TV de casa e por aí vai. Já é do conhecimento de todos a força dessas redes, que elas vieram pra ficar e que influenciam (e muito!) a sociedade.
A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Eles sabem o quanto as redes sociais são importantes no seu dia-a-dia. Têm de tudo, da troca de informações e opiniões aos encontros de ex-alunos, disponibilização de fotos, dicas de todo o tipo e até mesmo propostas de namoro e de emprego. Muitos dizem ser mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é "coisa da garotada". Mas está cada vez mais claro que não é nada disso.

Voltar

O Twitter pode ser visto como uma fonte/ ferramenta de trabalho?

Por Luciano Castro

É uma ferramenta de trabalho quer de recolha quer de divulgação. O ser uma moda permite um grande número de utilizadores logo um grande número de fontes de informação. Mas como digo fontes que devem ser sempre confirmadas em diferentes canais. Alguns jornais já destacam jornalistas como correspondentes no Twitter de forma a poderem usar informações vindas a público nesta rede. Há casos paradigmáticos como a amaragem do avião em Nova Iorque ou casos de embuste como acidentes do Liedson entre muitos outros que são falsos. Repito o Twitter pode ser uma boa fonte de recolha de informação desde que usada com cuidado. O Twitter pode ser um bom meio de divulgação para empresas, entidades, etc… mas também para os jornais. Quase que deixei de usar agregadores de feeds por que os principais meios que sigo estão no Twitter e passou a ser o meu leitor de feeds e de atualizações.

Voltar

O que são as Redes Sociais e como funcionam, quais as suas vantagens e desvantagens.

Por Anderson Alves


Uma Rede Social define-se como uma forma de compartilhar idéias com outros grupos, com vista a proporcionar discussão entre indivíduos. Com temas de interesse para ambas as partes e com pontos de vista em comum, ou pelo contrário, com idéias diferentes, o importante mesmo é proporcionar a discussão de assuntos de forma a enriquecerem os seus conhecimentos acerca de determinado tema. Nas Redes Sociais, todas as pessoas têm a oportunidade de discutirem assuntos pessoais e/ou profissionais, exporem os seus pontos de vista, partilhar valores, sentimentos, atitudes, comportamentos, partilhar conteúdos, páginas, links ou ficheiros multimídia, como vídeo e imagens. Alguns dos seus artigos poderão ganhar muita visibilidade, estando isso dependente de vários fatores, como o número de visitas.
Nos nossos dias, com as Redes Sociais cada vez mais centralizadas na Internet, há uma maior expansão e divulgação das mensagens a um nível mais extenso, visto que de qualquer parte do mundo podemos ter acesso a uma página pessoal e/ou profissional de qualquer pessoa que a tenha publicado num espaço virtual, sem restrições, disponível a todos os utentes da Internet. As distâncias tornam-se reduzidas e tornam-se mais fácil gerir os relacionamentos com amigos ou apenas conhecidos. Conectar-se com as pessoas e comunicar com elas é a principal função das Redes Sociais.
As Redes Sociais surgiram com a necessidade de se criarem espaços onde fosse possível a discussão de assuntos quer pessoais, assim como profissionais, e ainda com a necessidade de se obter orientação e informação com o fim de enriquecer os conhecimentos relativamente a determinados assuntos do interesse de cada indivíduo. Conhecer outras pessoas, ter acesso ao conhecimento de outras culturas, outros costumes, comunicarem com mais facilidade, que em outra situação acabaríamos por perder o contacto, conhecermos o mundo em que vivemos e as pessoas que dele fazem parte, são resumidamente os motivos que fizeram com que fosse necessário criar Redes Sociais capazes de responder à crescente necessidade de socialização das pessoas.
As vantagens das Redes Sociais a nível profissional são: a facilidade em divulgar o currículo (quanto mais divulgações tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize); mais facilidade no acesso a referências pessoais; mais oportunidades de emprego (à medida que mais gente e organizações integram as Redes Sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e conseqüentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas Redes Sociais representa uma vantagem sobre quem não está); oportunidade de encontrar velhos amigos e colegas; maior probabilidade de receber propostas de negócios (em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe atividades); oportunidade de aceder aos dados biográficos das pessoas de forma a melhor conseguir selecionar os especialistas.
Estas são as vantagens mais visíveis no campo profissional. O nível pessoal as vantagens centram-se na: possibilidade de poder comunicar e interagir com várias pessoas independentemente da distância geográfica; a facilidade em encontrar velhos amigos e manter contacto com eles; oportunidade de conhecer novas pessoas.
As desvantagens são em ambos os casos (pessoal e profissional) semelhantes. As desvantagens de se estar exposto numa Rede Social começam por ser desde logo: a exposição das pessoas; o acesso a informação falsa, pois como se sabe não é difícil criar na Internet uma identidade completamente fictícia; a falta de privacidade.
Embora esta possa ser controlada mediante a informação que queremos ou não colocar na rede; maior exposição à recepção de mensagens ou envio de ficheiros com vírus.
Não se sabem ao certo quantas redes sociais existem, mas em Portugal o seu uso tem se tornado cada vez mais freqüente.

Voltar

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CIÊNCIA E CRIATIVIDADE - 5º FESTIVAL DE ARTE DIGITAL


Criado em 2007 o Festival da Arte Digital, é um projeto de exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação.

Entre os dias 1º de Setembro e 02 de Outubro, acontece em Belo Horizonte a 5ª edição do Festival de Arte Digital no Museu Inimá de Paula. A proposta do projeto para 2011 além de uma interação com o público sobre as transformações audiovisuais, é a contribuição para a discurssão sobre os novos formatos do mesmo.
O tema principal deste ano no FAD é a Cinética, este tipo de arte explora os efeitos visuais de movimentos físicos ou ilusão de óptica. O Festival apresentou obras de diversos artistas de vários lugares do mundo, e fazendo com que algumas obras tornassem interativas com o público. Paisagens, instalações interativas objetos animados pelos próprios visitantes, mostraram uma forma diferente de lazer que agradaram as pessoas que visitaram o festival.

Esta edição do Festival de Arte Digital agradou bastante o público, as pessoas puderam acompanhar de perto novas ferramentas de aúdio e vídeo, além de trabalhos de interação.




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Internet, Revolução e Contra Revolução

A história da Internet começa com a chamada ArpaNet, desenvolvida pela Advanced Research Projects Agency, agência do Departamente de Defesa dos Estados Unidos em 1969. Diferentemente como imaginamos Internet e Web não são a mesma coisa. Internet refere-se a um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, já o termo WEB (World Wide Web) é um sistema de documentos em hipertexto que são interligados é a interface gráfica  executada pela Internet.
Cientista de computação e professor da MIT, Tim Berners-Lee é o inventor da WEB, fazendo em 1989 a primeira proposta para sua criação. Se entendermos a visão utilizada por Tim para a criação da web, rapidamente entenderemos a principal função da internet, partilha de dados, busca rápida ao conhecimento, debate de opiniões e conhecimento de culturas distantes, isso porque TIM não cobra direitos autorais a pessoas que utilizam da sua criação.


Valendo-se desse início William Henry Gates mais conhecido como Bill Gates é o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em valor de mercado. Diferentemente de Tim Banners Lee, Bill Gates embarcou nessa nova onda que seria a jogada do século, a diferença entre os dois é que Bill passa a cobrar de cada usuário que utilizam da sua criação. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, e em 2009. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.
Com o aumento desenfreado da internet começam a surgir, sites, redes sociais e outros artifícios que facilitaram e facilitam a nossa vida até hoje, O The Well por exemplo lançou a idéia de conversas on line através da rede, o Facebook hoje é a maior rede social de compartilhamento de perfis.

O comércio eletrônico no Brasil movimentou 13,60 bilhões de dólares em 2010, de acordo com pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Para os internautas residenciais, a média de tempo online durante o mês de junho foi de 22 horas e 26 minutos, maior que em outros países como França (19 horas e 34 minutos), Estados Unidos (19 horas e 05 minutos) e Austrália e Japão (ambos com 17 horas e 55 minutos).Em 2010 a audiência na internet brasileira foi de 73,7,milhões de pessoas a partir de 16 anos,e 80,3 milhões a partir dos 12 anos, de acordo com o IAB(Interactive Advertising Bureau). Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia,são 60 milhões de computadores em uso, destes estima-se que 80,7% com acesso à internet em 2011.



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CBN e UNI-BH... Uma parceria de sucesso e credibilidade!

     A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co.

Com os 89 anos do rádio desde a chegada no Brasil, a instituição UNI-BH promoveu na manhã do dia 12 de setembro de 2011, no campus Diamantina, um evento com a presença da rádio CBN, que transmitiu ao vivo o seu programa Jornal CBN BH. Com a locução de Marcelo Guedes o programa contou com três entrevistados, entre eles: Bruno Burgarelli, professor, que falou sobre o código de defesa e direitos do consumidor; Cláudia Pires, arquiteta e urbanista, comentou sobre as reformas na região da Lagoinha e os problemas urbanos e sociais da região afetada por essas obras; e Marcos Guiotti, jornalista esportivo, que comentou sobre as principais notícias de futebol do final de semana.



Equipe da Rádio CBN no Campus Diamantina UNI-BH
Rádio CBN ( Central Brasileira de Notícias)

Os alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da faculdade podem acompanhar de perto a transmissão da rádio e participar através de perguntas para tirar suas dúvidas sobre os assuntos discutidos.


Confira abaixo a Participação na íntegra da Urbanista Cláudia Pires.
 Áudio Urbanista CBN (mp3)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Anderson Alves, o futuro do rádio

Foto: Agência Brasil
Anderson Alves, 20 anos, estudante do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), está cursando o 1º período de jornalismo. Quando perguntado o porque da escolha em cursar jornalismo ele explica uma influência forte de seu Pai, Jadir Alves, ex-radialista. "Desde a infância sonho em fazer o curso, pois gosto de comunicação em geral, sou muito curioso com os fatos e um apaixonado pelo rádio" afirma Anderson Alves. Não tem certeza em qual área específica pretende trabalhar, pois gosta de vários ramos do jornalismo.
Gosta bastante de ouvir rádios, principalmente as rádios Globo Am Rio e Jovem Pan. Já trabalhou alguns anos com música, tendo uma Banda, tocando teclado.







 Por: Luciano Vieira

Luciano Vieira, o "Red Devil" do Jornalismo Esportivo

Foto: Globoesporte.com
Luciano Vieira, 21 anos, estudante do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Está cursando o 2º período de Jornalismo, teve interesse pelo curso pois gosta muito de se comunicar e ler. "Tive também a influência da minha irmã, que é formada na área de Comunicação Social, em Relações Públicas" afirma o estudante Luciano Vieira, que sonha em atuar na área esportiva e trabalhar na ESPN, focando principalmente o futebol, se interessando bastante sobre o futebol internacional, sendo torcedor declarado do Manchester United. Gosta muito de ler sobre o temal, sendo em sites e blogs, e gosta de assistir muito os programas da ESPN, que em seu ponto de vista são os melhores para atuar na área esportiva. Também gosta da área de jornalismo apurativo e policial


Por: Anderson Alves

Clássico Polêmico

Foto: Superesportes.com
Ontem, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro em um clássico movimentado e polêmico o Cruzeiro derrotou a equipe do Atlético MG por 2x1. O argentino Montillo foi o destaque da partida com dois gols. Com a vitória o Cruzeiro chegou aos 27 pontos e ocupa o 7º lugar, já o Galo em crise declarada manteve seus mesmos 15 pontos e é vice lanterna do Campeonato Brasileiro. Muito questionado sobre a péssima fase em que o clube alvinego se encontra o técnico Cuca desabafa: "No Atlético a gente encontra tudo que precisa do fio ao pavio, e nada dá certo" afirma o treinador. Já do lado azul celeste a vitória dá um clima de traquilidade e esperança aos torcedores que ainda sonham com uma vaga na Libertadores ou quem sabe até mesmo o título do Campeonato Brasileiro.