A história da Internet começa com a chamada ArpaNet, desenvolvida pela Advanced Research Projects Agency, agência do Departamente de Defesa dos Estados Unidos em 1969. Diferentemente como imaginamos Internet e Web não são a mesma coisa. Internet refere-se a um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, já o termo WEB (World Wide Web) é um sistema de documentos em hipertexto que são interligados é a interface gráfica executada pela Internet.
Cientista de computação e professor da MIT, Tim Berners-Lee é o inventor da WEB, fazendo em 1989 a primeira proposta para sua criação. Se entendermos a visão utilizada por Tim para a criação da web, rapidamente entenderemos a principal função da internet, partilha de dados, busca rápida ao conhecimento, debate de opiniões e conhecimento de culturas distantes, isso porque TIM não cobra direitos autorais a pessoas que utilizam da sua criação.
Valendo-se desse início William Henry Gates mais conhecido como Bill Gates é o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em valor de mercado. Diferentemente de Tim Banners Lee, Bill Gates embarcou nessa nova onda que seria a jogada do século, a diferença entre os dois é que Bill passa a cobrar de cada usuário que utilizam da sua criação. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, e em 2009. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.
Com o aumento desenfreado da internet começam a surgir, sites, redes sociais e outros artifícios que facilitaram e facilitam a nossa vida até hoje, O The Well por exemplo lançou a idéia de conversas on line através da rede, o Facebook hoje é a maior rede social de compartilhamento de perfis.
O comércio eletrônico no Brasil movimentou 13,60 bilhões de dólares em 2010, de acordo com pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Para os internautas residenciais, a média de tempo online durante o mês de junho foi de 22 horas e 26 minutos, maior que em outros países como França (19 horas e 34 minutos), Estados Unidos (19 horas e 05 minutos) e Austrália e Japão (ambos com 17 horas e 55 minutos).Em 2010 a audiência na internet brasileira foi de 73,7,milhões de pessoas a partir de 16 anos,e 80,3 milhões a partir dos 12 anos, de acordo com o IAB(Interactive Advertising Bureau). Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia,são 60 milhões de computadores em uso, destes estima-se que 80,7% com acesso à internet em 2011.





