quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conclusão sobre Redes Sociais

Por Luciano Castro

A certeza que temos é de que cada vez vivemos num mundo menor e interligado. E que isso é bom!  
Um desastre como esse desencadeou uma gigantesca mobilização, que ultrapassou as fronteiras do país, e as redes sociais mostraram que têm um valor inestimável, marcaram um importante ponto, principalmente quando somado à força humana envolvida em ações dessa natureza.
Vimos que as redes sociais servem como um lugar de relacionamento entre pessoas e aí, aproveitar-se disso a favor do próximo, é ou não é uma boa ideia?
A todos os que participaram desta corrente positiva, meus sinceros parabéns!
Você conhece algum fato em que as redes sociais tiveram papel fundamental? Não deixe de falar nos comentários!

Voltar

As redes sociais e sua influência na sociedade

Por Anderson Alves


Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.
Quantas vezes por dia ouvimos falar das redes sociais, não é mesmo? Falam sobre as últimas novidades e os aplicativos a serem lançados, sobre as formas de uso, sua interação com telefones celulares e até mesmo com a TV de casa e por aí vai. Já é do conhecimento de todos a força dessas redes, que elas vieram pra ficar e que influenciam (e muito!) a sociedade.
A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Eles sabem o quanto as redes sociais são importantes no seu dia-a-dia. Têm de tudo, da troca de informações e opiniões aos encontros de ex-alunos, disponibilização de fotos, dicas de todo o tipo e até mesmo propostas de namoro e de emprego. Muitos dizem ser mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é "coisa da garotada". Mas está cada vez mais claro que não é nada disso.

Voltar

O Twitter pode ser visto como uma fonte/ ferramenta de trabalho?

Por Luciano Castro

É uma ferramenta de trabalho quer de recolha quer de divulgação. O ser uma moda permite um grande número de utilizadores logo um grande número de fontes de informação. Mas como digo fontes que devem ser sempre confirmadas em diferentes canais. Alguns jornais já destacam jornalistas como correspondentes no Twitter de forma a poderem usar informações vindas a público nesta rede. Há casos paradigmáticos como a amaragem do avião em Nova Iorque ou casos de embuste como acidentes do Liedson entre muitos outros que são falsos. Repito o Twitter pode ser uma boa fonte de recolha de informação desde que usada com cuidado. O Twitter pode ser um bom meio de divulgação para empresas, entidades, etc… mas também para os jornais. Quase que deixei de usar agregadores de feeds por que os principais meios que sigo estão no Twitter e passou a ser o meu leitor de feeds e de atualizações.

Voltar

O que são as Redes Sociais e como funcionam, quais as suas vantagens e desvantagens.

Por Anderson Alves


Uma Rede Social define-se como uma forma de compartilhar idéias com outros grupos, com vista a proporcionar discussão entre indivíduos. Com temas de interesse para ambas as partes e com pontos de vista em comum, ou pelo contrário, com idéias diferentes, o importante mesmo é proporcionar a discussão de assuntos de forma a enriquecerem os seus conhecimentos acerca de determinado tema. Nas Redes Sociais, todas as pessoas têm a oportunidade de discutirem assuntos pessoais e/ou profissionais, exporem os seus pontos de vista, partilhar valores, sentimentos, atitudes, comportamentos, partilhar conteúdos, páginas, links ou ficheiros multimídia, como vídeo e imagens. Alguns dos seus artigos poderão ganhar muita visibilidade, estando isso dependente de vários fatores, como o número de visitas.
Nos nossos dias, com as Redes Sociais cada vez mais centralizadas na Internet, há uma maior expansão e divulgação das mensagens a um nível mais extenso, visto que de qualquer parte do mundo podemos ter acesso a uma página pessoal e/ou profissional de qualquer pessoa que a tenha publicado num espaço virtual, sem restrições, disponível a todos os utentes da Internet. As distâncias tornam-se reduzidas e tornam-se mais fácil gerir os relacionamentos com amigos ou apenas conhecidos. Conectar-se com as pessoas e comunicar com elas é a principal função das Redes Sociais.
As Redes Sociais surgiram com a necessidade de se criarem espaços onde fosse possível a discussão de assuntos quer pessoais, assim como profissionais, e ainda com a necessidade de se obter orientação e informação com o fim de enriquecer os conhecimentos relativamente a determinados assuntos do interesse de cada indivíduo. Conhecer outras pessoas, ter acesso ao conhecimento de outras culturas, outros costumes, comunicarem com mais facilidade, que em outra situação acabaríamos por perder o contacto, conhecermos o mundo em que vivemos e as pessoas que dele fazem parte, são resumidamente os motivos que fizeram com que fosse necessário criar Redes Sociais capazes de responder à crescente necessidade de socialização das pessoas.
As vantagens das Redes Sociais a nível profissional são: a facilidade em divulgar o currículo (quanto mais divulgações tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize); mais facilidade no acesso a referências pessoais; mais oportunidades de emprego (à medida que mais gente e organizações integram as Redes Sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e conseqüentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas Redes Sociais representa uma vantagem sobre quem não está); oportunidade de encontrar velhos amigos e colegas; maior probabilidade de receber propostas de negócios (em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe atividades); oportunidade de aceder aos dados biográficos das pessoas de forma a melhor conseguir selecionar os especialistas.
Estas são as vantagens mais visíveis no campo profissional. O nível pessoal as vantagens centram-se na: possibilidade de poder comunicar e interagir com várias pessoas independentemente da distância geográfica; a facilidade em encontrar velhos amigos e manter contacto com eles; oportunidade de conhecer novas pessoas.
As desvantagens são em ambos os casos (pessoal e profissional) semelhantes. As desvantagens de se estar exposto numa Rede Social começam por ser desde logo: a exposição das pessoas; o acesso a informação falsa, pois como se sabe não é difícil criar na Internet uma identidade completamente fictícia; a falta de privacidade.
Embora esta possa ser controlada mediante a informação que queremos ou não colocar na rede; maior exposição à recepção de mensagens ou envio de ficheiros com vírus.
Não se sabem ao certo quantas redes sociais existem, mas em Portugal o seu uso tem se tornado cada vez mais freqüente.

Voltar

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CIÊNCIA E CRIATIVIDADE - 5º FESTIVAL DE ARTE DIGITAL


Criado em 2007 o Festival da Arte Digital, é um projeto de exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação.

Entre os dias 1º de Setembro e 02 de Outubro, acontece em Belo Horizonte a 5ª edição do Festival de Arte Digital no Museu Inimá de Paula. A proposta do projeto para 2011 além de uma interação com o público sobre as transformações audiovisuais, é a contribuição para a discurssão sobre os novos formatos do mesmo.
O tema principal deste ano no FAD é a Cinética, este tipo de arte explora os efeitos visuais de movimentos físicos ou ilusão de óptica. O Festival apresentou obras de diversos artistas de vários lugares do mundo, e fazendo com que algumas obras tornassem interativas com o público. Paisagens, instalações interativas objetos animados pelos próprios visitantes, mostraram uma forma diferente de lazer que agradaram as pessoas que visitaram o festival.

Esta edição do Festival de Arte Digital agradou bastante o público, as pessoas puderam acompanhar de perto novas ferramentas de aúdio e vídeo, além de trabalhos de interação.